terça-feira, 5 de junho de 2012

Entrevista ao Chef José Avillez

Conversámos com o Chef José Avillez no seu Restaurante Belcanto em Lisboa.



José Avillez, considera que em Portugal o consumo de ostras não está muito enraizado como noutros países “muitas pessoas dizem que só comem em Paris”. Quanto ao projecto Ostra Lusa considera-o “claramente uma boa marca em termos de negócio”, por promover o que é português. “É importante fazer um produto com qualidade e confiança. Acho que em termos de produção portuguesa, recuperar o que é nosso faz todo o sentido.  A história da ostra portuguesa é interessante e há da parte dos estrangeiros muita vontade de conhecer o que é português. O estrangeiro escolheria a ostra portuguesa.” Quanto ao sabor da ostra, referiu que varia muito do sítio onde é produzida porque ganha o sabor do local onde está inserida. Acha que a ostra portuguesa é melhor do que a japonesa mas disse gostar mais da de Bélon.
Uma das razões porque deixou de utilizar ostras foi o facto de ter recebido algumas vezes ostras com calibres diferentes. Em alta cozinha este aspecto é muito importante na preparação dos pratos, as ostras devem ser do mesmo tamanho. 
Questionado quanto à possibilidade dos clientes do seu restaurante estarem dispostos a pagar um preço mais elevado por ostras produzidas em alto mar e com um melhor sabor, referiu que sim e que os clientes não notam o preço num restaurante de referência, o que seria diferente numa cervejaria. “Há a ideia de que é um produto caro” mas na realidade não é, “está na cabeça das pessoas, faz-se uma associação a champagne e caviar”.
Outro aspecto que indicou foi a importância da frescura do produto, “temos de pensar na segurança alimentar.” 
José Avillez, considera que a promoção do consumo de ostras em Portugal, deverá ser feita junto dos restaurantes pois não há a prática do consumo de ostras em casa, “as pessoas em geral não sabem abrir ostras”, ou fazer promoções em grandes superfícies de qualidade, como por exemplo, no Corte Inglês, com uma pessoa a fazer a demonstração e com a oferta de um abridor de ostras.
Referiu que actualmente o consumo de ostras em Portugal não é relevante mas com campanhas é possível chegar a pessoas que as comam com confiança e que sejam apreciadores.

O nosso obrigado ao Chef José Avillez

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