sexta-feira, 15 de junho de 2012

Diário Ostra Lusa


Esta Semana a actividade da Ostra Lusa continuou em bom ritmo....


Além da afinação do Business Plan, com a inestimável ajuda do nosso mentor Ricardo Torgal, continuaram as entrevistas:


Na Terça-feira de manhã  fomos à FCT da Universidade Nova no Monte da Caparica falar com a Profª Dra Fernanda Pessoa, Bióloga, com um excepcional know-how sobre a Ostra do Sado e que esteve envolvida em alguns estudos com ostra Portuguesa na SapalSado e orientou algumas teses de mestrado sobre o teor em cálcio da Ostra Portuguesa, bem como estudos sobre a qualidade da água para a Ostricultura. Demonstrou um enorme interesse em colaborar na implementação da nossa maternidade e mostrou disponibilidade para estabelecer uma parceria formal neste cenário. Concordou com a enorme importância para a Ostra Portuguesa se a existência de uma maternidade fosse uma realidade para breve.


Na hora de almoço e graças ao nosso entusiasmado mentor Pierre Gein, conseguimos almoçar na sua companhia com o Assessor do Secretário de Estado do Mar, que nos entusiasmou a avançarmos com este projecto e animou com a forte possibilidade de uma candidatura aos fundos comunitários, se devidamente estruturada, ser aceite pois o apoio desta actividade (aquicultura) é de facto uma das prioridades a nível nacional e apoiada fortemente a nível comunitário. Disponibilizou-se para colaborar e desejou os maiores êxitos para o projecto da Maternidade Ostra Lusa.


Já ao final da tarde, foi tempo de rever o Business plan e de uma reunião na Caixa BI como nosso mentor Ricardo Torgal. O ficheiro do business plan do IAPMEI foi devidamente revisto e foram equacionadas as melhores opções com vista a obtermos o mais saudável equilíbrio financeiro do projecto e a projectarmos a fase 2 (engorda da ostra portuguesa em offshore) de modo a conseguir ser alavancada com os resultados líquidos positivos da fase 1 (a maternidade) no ano 2.


Quarta-feira foi dia de começar a preparar a apresentação para o investment pitch, revelando pois o Grupo uma confiança de que é esse o nosso destino de curto prazo...mas caso assim não possibilite a performance vs os demais grupos, já temos um plano B em marcha e a todo o vapor!!! Mas o segredo ainda é a alma do negócio???


Quinta-feira foi dia de visitar e avaliar o potencial ostreícula do rio Sado na zona dos arrozais em Alcácer do Sal. Há investidores interessados em iniciar a actividade desde que tenham garantia de adquirir sementes de Ostra Portuguesa a curto prazo...excelentes noticias para a prossecução da maternidade Ostra Lusa a todo o vapor!!!
Encontramos vestigios da existência de Ostra Portuguesa (C.angulata) nesta zona, e leva a preconizar, que tal como no Tejo, a recuperação dos bancos naturais de ostra é uma realidade eminente...




    


Ainda houve tempo para planear algumas entrevistas já para a próxima semana e talvez a mais oportuna e importante seja um contacto a ocorrer junto da Mútua dos Pescadores para avaliarmos os termos e disponibilidades dos seguros para a produção de aquicultura.


Amanhã vamos até ao Porto. A Dra Fernanda Castilho do Ipimar de Matosinhos, aceitou falar connosco bem como haverá uma 1ª reunião com uma empresa de Capital de Risco do Porto, contacto disponibilizado pelo nosso mentor Ricardo Torgal.


Até à hora mais esperada de amanhã (hoje já) a edição digital do Expresso e a lista dos 10 projectos a irem ao investment pitch... e que vençam os melhores!!!

0 comentários:

Enviar um comentário