quarta-feira, 23 de maio de 2012

A ideia de negócio, em linha com a Estratégia da União Europeia


Em 2009, em Bruxelas, a Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho COM(2009) 162 final, com o título Construir um futuro sustentável para a aquicultura, refere que "a aquicultura moderna constitui uma importante inovação no domínio da produção de peixe e de outros alimentos de origem aquática. Com uma taxa de crescimento mundial de 6 a 8 % por ano, em média, é o sector da produção alimentar que mais rapidamente tem crescido. Em 2006, a produção aquícola global foi de quase 52 milhões de toneladas, mais um terço do que no início do milénio, resultado do espectacular crescimento verificado na Ásia e na América do Sul." 


"Este sector oferece grandes oportunidades, embora deva fazer face a importantes desafios, especialmente no que se refere à sustentabilidade da produção e à qualidade e segurança dos produtos. A aquicultura é uma actividade económica importante em certas zonas costeiras e continentais da UE. Produz peixes ósseos, crustáceos e moluscos, marinhos e de águas doces, que são cultivados em diversos tipos de sistemas: fechados ou abertos, extensivos ou intensivos, em terra, em lagos ou em tanques - alimentados por rios ou mesmo águas subterrâneas – junto ao litoral ou offshore."


Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o consumo de produtos do mar vai continuar a aumentar, e neste sentido a produção aquícola é indispensável para fazer face à procura crescente. 


Consulte aqui a aquicultura Europeia em números



0 comentários:

Enviar um comentário